top of page

Ensino Infantil

IMG_0021_edited_edited.png

Manhã – Das 7h30 às 12h

Tarde - Das 13h às 17h40

Carga horária Infantil: 4 horas e 30 minutos

Contraturno escolar / Horário integral / Hotelzinho das 7h às 19h. – pacotes personalizados para se adequar às necessidades de cada família.

Berçário II
a partir de 1 ano

Palavra-chave: Vínculo
O início no Berçário II acontece de forma gradual, em turmas pequenas e com uma rotina tranquila. Cada momento do dia — a troca de fraldas, a alimentação, o colo ou a hora de dormir — é vivido com carinho e cuidado. Acreditamos que cuidar também é educar, por isso transformamos essas situações em oportunidades de vínculo, segurança, linguagem e autonomia.

 

Projetos permanentes do Berçário II:
Tá’ na mesa! – Os bebês têm contato com alimentos de verdade, explorando cores, cheiros, texturas e sabores. À mesa, aprendem sobre convivência, partilha e pequenas regras, enquanto ganham autonomia para manusear e experimentar.

 

Vamos brincar lá fora? – Todos os dias, a natureza está presente. Quintal, sombra, vento, areia, folhas, sementes e água viram cenário para descobertas. O movimento com liberdade e os materiais simples despertam a curiosidade e a alegria de estar junto.

 

Pra lá e pra cá – O movimento é uma das primeiras formas de linguagem do bebê. Rolar, engatinhar, levantar e caminhar fazem parte das conquistas dessa fase. Em circuitos seguros e divertidos, exploram alto e baixo, dentro e fora e outras noções espaciais, desenvolvendo equilíbrio, coordenação e consciência corporal.

 

Trelelê – A linguagem nasce da convivência. Sons, palavras, gestos e pequenas narrativas aparecem no dia a dia. Com música, cantigas e rimas, fortalecemos vínculos afetivos, comunicação e o prazer de brincar com a voz.

 

Aulas especializadas – Musicalização e Psicomotricidade.

Para sua
família

O Berçário II oferece bem-estar emocional e desenvolvimento integral com acompanhamento próximo, além de uma relação de parceria e transparência no cotidiano escolar. O primeiro passo é sentir-se seguro: no colo, no olhar e na rotina que acolhe.

Maternal I
a partir de 2 anos

ce63c3d7-329f-4415-9504-137a7cbd6f69.jpg

Palavra-chave: Autonomia

No Maternal I, as crianças seguem descobrindo o mundo com curiosidade e encantamento. O acolhimento continua sendo essencial, mas agora a rotina ganha novas possibilidades: mais autonomia, mais linguagem, mais movimento e mais convivência em grupo. O ambiente externo segue como espaço privilegiado de exploração, onde areia, água, folhas e vento se tornam parte das experiências diárias.
 

Projetos permanentes do Maternal I:

Tá’ na mesa! – Se antes o primeiro contato era explorar cores, cheiros e texturas, agora as crianças começam a nomear os alimentos, a servir-se sozinhas e a combinar pequenas regras de convivência à mesa. Em uma fase em que a recusa alimentar costuma aparecer, a escola tem o papel de apoiar as crianças, reforçando a presença e a importância dos alimentos que elas tendem a rejeitar, sempre de forma respeitosa e encorajadora.

 

Pra lá e pra cá – O movimento ganha novos desafios e as crianças mais confiança: o correr, o pular, o subir, escalar e o descer. Com circuitos e brincadeiras, as crianças desenvolvem ainda mais equilíbrio, coordenação e autoconfiança para explorar o espaço.

 

Trelelê – A linguagem se expande. Palavras, frases curtas, perguntas e histórias começam a surgir. As cantigas e rimas seguem, mas agora também abrimos espaço para pequenas narrativas, jogos de linguagem e conversas em roda.

 

Aulas especializadas – Musicalização, Psicomotricidade e Inglês.

Para sua
família

O Maternal I oferece um ambiente seguro e estimulante, em que cada conquista é celebrada. O desenvolvimento emocional, social e cognitivo acontece em parceria com a família, com transparência e escuta atenta.
Descobrir-se capaz é brincar de crescer com coragem e delicadeza.

Maternal II
a partir de 3 anos

IMG_5864.JPG

Para sua
família

Palavra-chave: Imaginação

No Maternal II, as crianças já estão mais seguras em sua rotina escolar e prontas para desafios maiores. A convivência em grupo se amplia, a autonomia se fortalece e a curiosidade aparece ainda mais intensa. O quintal, a areia, a água, as folhas e o vento seguem como parceiros de descobertas, agora em experiências mais investigativas e coletivas.
 

Projetos permanentes do Maternal II:

Construção e Construtividade – Aqui as crianças começam a criar de forma mais intencional: empilhar, encaixar, equilibrar e montar. Com blocos, caixas, tecidos, sucatas e elementos da natureza, experimentam possibilidades de construção, desenvolvendo raciocínio lógico, coordenação, criatividade e cooperação. Nesse processo, também vivenciam noções iniciais de Matemática: contar peças, comparar tamanhos, organizar sequências e perceber formas e quantidades de maneira lúdica.

 

Pra lá e pra cá – o movimento se torna mais elaborado. Começam a surgir jogos de regras simples, circuitos mais desafiadores e brincadeiras onde se brinca junto, e não ao lado. Assim, as crianças ampliam equilíbrio, força, coordenação e aprendem a lidar com limites e combinações.

 

Trelelê – A linguagem floresce em narrativas mais ricas. Conversas em roda, histórias inventadas, músicas e rimas ajudam a organizar o pensamento, ampliar o vocabulário e despertar o gosto pela leitura e pela escuta.

 

Aulas especializadas – Musicalização, Psicomotricidade e Inglês.

No Maternal II, cada experiência vem carregada de descobertas. As crianças vivem um ambiente de acolhimento e desafio, no qual constroem autonomia, fortalecem vínculos e dão novos passos no desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.
Construir, inventar, experimentar: o brincar vira criação e descoberta do pensar.

Pré-escola I
a partir de 4 anos

IMG_1138.JPG

Para sua
família

Palavra-chave: Identidade

No Pré-escolar I, as crianças começam a demonstrar maior interesse por registrar suas ideias, explorar traços e compreender a força das próprias palavras e imagens. É também uma fase marcada pela descoberta de quem são, pela valorização de suas características e pelo respeito às diferenças. Por isso, os projetos desta etapa unem o fortalecimento da identidade à preparação para o processo de leitura e escrita, respeitando o ritmo de cada criança.
 

Projetos permanentes do Pré-escolar I:
Linhas que falam – O traço, o risco e o desenho se transformam em linguagem. As crianças exploram linhas, formas, grafismos e símbolos, desenvolvendo coordenação motora fina, percepção espacial e habilidades de pré-escrita. O brincar com lápis, pincéis, massinha e diferentes suportes abre caminho para a alfabetização de forma natural e prazerosa.

Tudo sobre mim – Conhecer a si mesmo e ao outro é essencial para construir vínculos saudáveis. As crianças falam sobre si, sua família, suas preferências e diferenças, reconhecendo o nome como seu primeiro registro de escrita. Também descobrem que fazem parte de um grupo, aprendendo a se colocar, a ouvir e a respeitar os colegas. Histórias, conversas e produções artísticas ajudam a valorizar a diversidade e a construir identidade de forma afetiva e coletiva.
Aulas especializadas: Musicalização, Psicomotricidade e Inglês.

O Pré-escolar I é uma etapa de muitas conquistas: a criança amplia sua autonomia, organiza melhor suas ideias e aprende a conviver respeitando a si mesma e aos outros. Cada experiência apoia o desenvolvimento integral e abre caminho para a alfabetização de forma leve, criativa e significativa.
Traços, nomes e histórias que revelam quem sou — e quem somos juntos.

Pré-escola II
a partir de 5 anos

IMG_3880.JPG

Para sua
família

Palavra-chave: Protagonismo

O Pré-escolar II é uma etapa de descobertas marcantes. As crianças se aproximam da alfabetização e ampliam sua relação com a Matemática de forma concreta e prazerosa. O brincar continua sendo o fio condutor, mas os projetos ganham intencionalidade ainda maior, consolidando aprendizagens importantes da Educação Infantil e oferecendo uma base sólida para que a vida escolar no Fundamental aconteça de forma tranquila, leve e significativa.
 

Projetos permanentes do Pré-escolar II:

Mais que palavras – As crianças mergulham no universo da linguagem escrita. De forma lúdica, reconhecem letras, sons e palavras, brincam com rimas, exploram diferentes gêneros textuais e descobrem novas possibilidades de leitura e escrita. Nesta fase, estão imersas no mundo das letras em experiências que fazem sentido para elas — nas histórias, letras de músicas que escutam, nas receitas que fazem, nos jogos de linguagem, nas conversas do dia a dia e nas primeiras tentativas de escrever o próprio nome e palavras ligadas ao seu cotidiano. Assim, a leitura e a escrita se revelam como caminhos de expressão e descoberta do mundo.

 

Matemática na vida – Contar, medir, comparar, organizar, classificar, incluir (somar) ou retirar (subtrair): a Matemática aparece em cada situação do dia a dia. No Pré-escolar II, as crianças dão os primeiros passos na educação financeira, compreendendo valor, troca e pequenas escolhas que mostram como a Matemática está presente em tudo o que fazemos.

 

Aulas especializadas: Musicalização, Psicomotricidade e Inglês.

O Pré-escolar II é o último passo na Educação Infantil e representa o fechamento de um ciclo essencial. Cada experiência vivida aqui dá às crianças mais segurança, autonomia e alegria em aprender, criando as bases para que a transição ao Ensino Fundamental aconteça de forma natural e tranquila. É um tempo de conquistas que acompanham para sempre o início da vida escolar.

A criança se reconhece capaz: pensa, questiona, opina e transforma o seu entorno.

logos-criativo-branco.png

Avenida Jambeiro 155 - Vila Valqueire

Rio de Janeiro - RJ

(21) 3649-0680
(21) 3649-0675

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Instagram

Obrigado(a)!

© 2025 Colégio Criativo Valqueire

bottom of page